bsblibertacao@gmail.com

Cahiers Antispécistes

Os Cahiers Antispécistes (Cadernos anti-especistas) começaram a ser publicados em 1991, com o intuito de questionar o especismo e explorar as implicações científicas, culturais e políticas do projeto.

Apesar de ser possível acessar uma parte do conteúdo em português, a maioria dos textos está publicada na língua francesa. No entanto, esta é uma importante fonte de informação para quem atua neste assunto, para quem deseja conhecer mais, bem como para aqueles que ainda não se deram conta de que este é um tema essencial a ser tratado se estivermos dispostos a efetivamente mudar a nossa realidade.

O conteúdo dos Cadernos Anti-especistas abordam basicamente o seguinte:
- Artigos de filosofia moral que exprimem uma multiplicidade de enfoques teóricos relativos à questão animalista
- Análises sobre o especismo (através do enfoque de diferentes disciplinas: psicologia, sociologia, filosofia, etologia, biologia, etc.).
- Análises sobre os laços existentes entre o especismo e as discriminações intra-humanas (como o sexismo, racismo ou discriminações de idade).
- Uma reflexão sobre outros setores onde a questão animalista aparece como um desafio (subjetividade animal, taxonomia, bioética, etc.).
- Inventário bibliográfico e verificação de livros sobre o tema.
- Debates contraditórios relativos à estratégia anti-especista.
- Informações sobre as atividades de grupos militantes na França ou no exterior.
- Respostas às críticas feitas ao anti-especismo.

Um comentário:

Bruno Pinheiro disse...

Muuito bom esse material, meus amigos! Obrigado por compartilhar conosco!!!
Abraços!
Bruno