bsblibertacao@gmail.com

I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA E DIREITO DOS ANIMAIS



Como a realidade dos animais é muito diferente da que imaginamos, a educação ambiental é, sem dúvida, uma ferramenta muito importante para a conscientização de que os animais são seres sencientes, dotados de sentimentos e sensações, como medo, frio, sono e fome.

O discurso bioético induziu a formação de um novo discurso, que pode ser considerado como discurso Bioforense ou Biolegal. Isto porque o Direito não serve somente a tutelar o ser humano, mas sim a todas as formas de vida. Portanto, é notório que o Direito exerce fundamental papel no sistema e, se aliado à ética, importa em magnífica e estrondosa potência transformadora de atitudes humana. Não há mais como fugir da obrigatoriedade da reflexão sobre questões pontuais relacionadas à bioética e aos animais, dentre elas, por ex., até que ponto são moralmente aceitáveis os avanços científicos mediante experiências feitas em animais vivos.

Neste diapasão, nos dias 15, 16 e 17 de setembro próximo, Curitiba será o palco de respeitáveis debates sobre questões morais e éticas referentes a importantes temas na área do Direito dos Animais. O I Congresso Brasileiro de Bioética e Direito dos Animais acontecerá no auditório da OAB/PR e é organizado pelo Instituto Abolicionista Animal, cuja sede encontra-se em Salvador, Bahia.

Este evento está moldado nos parâmetros dos Congressos Mundiais de Bioética e Direito dos Animais (World Conference on Bioethics and Animal Rights) que ocorreram em Salvador em 2008 e 2010 e não deixa de ser uma espécie de extensão destes eventos realizados na terra do Axé, porém focado prioritariamente no contexto brasileiro.

O Congresso primará, principalmente, pela qualidade da programação científica e dos renomados palestrantes, bem como pela veiculação de contribuições relevantes ao desenvolvimento científico, social e ambiental nacional.

Danielle Tetü Rodrigues
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR
Vice-presidente do Instituto Abolicionista Animal
Coordenadora Geral do I Congresso Brasileiro de Bioética e Direito dos Animais
Membro do Movimento SOSBICHO de Proteção Animal

Nenhum comentário: