bsblibertacao@gmail.com

E assim foi nossa 2a manifestação contra vivissecção em Brasília...

Linda cena presenciada durante a manifestação!
No último sábado, dia 28 de abril, aproximadamente 90 pessoas se reuniram numa passeata em Brasília para lutar pelos direitos do animais. Crianças e cachorros dos mais diversos tamanhos também vieram manifestar. Às 15 horas a concentração foi se formando na Rodoviária da cidade, onde as pessoas se preparavam para o trajeto. Jalecos, máscaras cirúrgicas, apitos, cartazes e panfletos foram entregues aos participantes no local. O sentimento de solidariedade era fortíssimo e contagiou transeuntes que sequer tiverma conhecimento prévio da manifestação, mas se sensibilizaram com a causa e pediram para fazer parte do movimento.

O protesto Contra Vivissecção e Experimentação Animal foi convocado em nível nacional pelo grupo Cadeia Para Quem Maltrata os Animais e na capital federal foi organizado pelo Libertação Animal Brasília. Ele teve como objetivo sensibilizar e envolver a sociedade no debate em torno do uso de animais para pesquisas e formação de profissionais no meio acadêmico. Sabemos que é um assunto que não se esgota em manifestos ou outras formas de contestação, e sabemos também do esforço feito por parte da comunidade científica em minimizar todo e qualquer sofrimento imposto aos animais utilizados. No entanto, enquanto cidadãos que possuem anseios e, entre eles, o fim do sofrimento de todos seres sencientes, nos sentimos no direito e também na obrigação de estimular este debate e provocar a reflexão sobre esta questão para, neste sentido, incentivarmos o esforço pela busca de métodos substitutivos a médio e longo prazos.
Início da manifestação - saída da Rodoviária


 
A manifestação começou na Rodoviária de Brasília, ao ritmo das batidas dos tambores em direção ao Conic e depois seguiu para o Conjunto Nacional, onde estava prevista a parada final. Enquanto andávamos, panfletos educativos eram distribuídos e várias pessoas expressavam seu apoio à causa. Os apitos do manifestantes não paravam: precisávamos fazer barulho, sermos escutados. Alguns carros que passavam nas ruas buzinavam e davam sinal de positivo. Houve até quem se pronunciasse de forma mais efetiva, com gritos e comentários como "É isso aí, não pode testar não" ou "Estou com vocês, os animais não devem sofrer".

Foto: Lucas Nakamura

Ao chegarmos no Conjunto Nacional, nos preparávamos para nosso flashmob. Por duas vezes nos deitamos no chão por 1 minuto. Os seguranças do Conjunto Nacional se aproximaram com a nossa chegada, mas foram (assim como nós) extremamente pacíficos, inclusive receberam os panfletos que entregávamos. O flashmobprendeu muita atenção de quem passeava pelo shopping, que se aproximaram para fazer perguntas e tirar fotos.

Já no fim da manifestação, a emoção tomou conta de todos. Gritos de protestos foram proclamados pelas pessoas presentes e uma salva de palmas foi feita para os animais. Em meio a vários gritos de protestos, uma frase concluiu o dia - SALVE OS ANIMAIS!

Até o sol contribuiu para que a manifestação fosse bem sucedida: apesar do calor esperado, o clima estava agradável. Por volta das 16:30 o grupo de manifestantes encerrou seus protestos, muito embora a sensação que tínhamos era de que todas as pessoas ainda queriam ficar mais.

Voltamos juntos/as até nosso ponto de encontro e, novamente, as pessoas gritaram mais frases em prol dos animais. A vibração era contagiante e nos fez ter certeza de que toda essa movimentação deixou bem clara uma coisa: não somos poucos e paulatinamente temos chamado atenção do governo e da sociedade para nossa causa!

 

Sonhamos com o dia em que não haverá mais necessidade de novas manifestações e que as autoridades se emprenhem no sentido de por um ponto final em toda essa crueldade! No entanto, enquanto for preciso, gostaríamos de deixar bem claro que voltaremos e que não nos calaremos diante da injustiça e crueldade imposta aos animais não humanos. Na certeza de que contamos com o apoio de muita gente disposta a lutar, agradecemos a todas as pessoas que estiveram conosco e àquelas que, mesmo distantes, nos deram muito apoio!

Por fim, agradecimentos especiais precisam ser feitos! Agradecemos, em nome do Libertação Animal Brasília e do Cadeia Para Quem Maltrata os Animais a todas as pessoas que estiveram presentes e àquelas que não estiveram conosco, mas que nos apoiaram e ajudaram de alguma forma. Obrigada à professora Mônica Salles, que dias antes da manifestação realizou um trabalho belíssimo de sensibilização e conscientização junto a estudantes da escola em que ela dá aulas! Não poderíamos deixar de agradecer pelo reforço policial gentilmente providenciado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Panfletinhos produzidos por estudantes de uma escola de Brasília,
graças ao trabalho da professora Mônica Salles


Gostaríamos de deixar destacado aqui nosso muito obrigada às organizadoras da manifestação em Brasília e no Brasil, Patrícia El-moor e Norah André. Esta foi a segunda vez que as duas encararam tal missão e novamente, fizeram tudo com muita seriedade e dedicação.

Um dos folders distribuídos na manifestação


Nenhum comentário: