bsblibertacao@gmail.com

O Colégio Leonardo da Vinci e a boçalidade de alguns alunos e funcionários...

Esta semana foi postado na internet um vídeo em que alunos do Colégio Leonardo da Vinci em Brasília (unidade Asa Norte) zombam de forma estúpida de uma galinha, que fora levada dentro da mochila de um estudante, como pode ser visto aqui. Após ter sido tratada com chacota pelos alunos, o animal ainda teve a infelicidade de ser arremessado para fora do colégio pelos ares, nas mãos do coordenador Luciano Brandão Galo. Ao todo, chama atenção aqui 3 comportamentos preocupantes: 1) o do colégio, que admite este tipo de tratamendo aos animais; 2) o do coordenador, que demonstrou absoluto desrespeito para com um ser vivo e não deveria ocupar um cargo desta natureza; e, por fim, 3) os alunos, cuja atitude cruel, covarde e irresponsável provavelmente reflete o pensamento de grande parte da nossa sociedade em relação aos animais.

Resumindo: vivemos em um mundo especista, que está longe de entender e colocar em prática noções básicas como respeito à natureza, à vida e aos seres vivos.

Se você também reprova este lamentável episódio, gostaríamos de te pedir uma gentileza. Por favor, escreva para o Colégio Leonardo da Vinci e manifeste seu total e completo repúdio em relação ao ocorrido e peça que as pessoas envolvidas nesse caso - alunos e coordenador - sejam responsabilizados pelos seus atos. Somente expressando nossa indignação podemos ter alguma chance de que evitar que novos incidentes como este aconteçam. Para escrever, entre no formulário online aqui. Escolha a unidade "asa norte" e depois, em assunto, a opção "crítica". Aqui vai uma sugestão de mensagem:
Venho por meio desta mensagem expressar meu completo repúdio em relação ao episódio lamentável ocorrido na unidade da Asa Norte do colégio Leonardo da Vinci, em que alunos levaram uma galinha, a maltrataram e a trataram com zombaria. Para completar meu choque ao ver o vídeo publicado na internet, foi igualmente lastimável ver o comportamento do coordenador Luciano Brandão Galo, que pegou e arremessou o animal de forma brutal para fora da escola. Lembrando que maus tratos contra animais é crime previsto em lei, gostaria de cobrar deste estabelecimento providências no sentido de que as pessoas responsáveis por tal comportamento sejam punidas e advertidas em relação ao ocorrido. Estou encaminhando ainda denúncia na Delegacia do Meio Ambiente.Sem mais no momento. (seu nome aqui)


Aproveitamos para lembrar que maltratar animais é CRIME E DEVE SER DENUNCIADO, SEMPRE! Veja no cartaz ao lado, disponibilizado pela PROANIMA - Associação Protetora dos Animais do DF, como isso pode ser feito.

A propósito, a PROANIMA ESTÁ ENCAMINHANDO DENÚNCIA às autoridades e solicita que a escola tome providência, não apenas para punir os culpados, como também para abrir dentro de sua comunidade a discussão sobre as implicações do respeito a outros seres sencientes para a construção de uma cultura da paz. Leia a carta aberta publicada aqui.

Lembramos que no Dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA). Criada pela ONG inglesa Uncaged em 1998, a data é uma alusão à ratificação, na ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e visa chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direitos, capazes de sentir e sofrer. Lamentavelmente, parece esse entendimento ainda vai demorar muito para alcançar a mente de algumas pessoas.


7 comentários:

Issia Montes disse...

Tiraram o vídeo do ar, não podemos permitir isso!

Alguém que salvou poste novamente!!!

Poeta de segunda mão disse...

Um dia de estresse, uma burrice que pode acontecer com todo mundo e um ipod na mão de um aluno: isso tudo pode acabar com o emprego de um homem, quem sabe arruinar a vida dele. Não acho que foi certo arremessar a galinha, mas também temos que ser humanos: todos temos dias ruins, todos falhamos. Ele não é homem de má índole, nunca faria nada de maus tratos à animais a menos que estivesse fora de si. Tenho certeza que está arrependido do seu ato, ao contrário de muitos homens que fazem maus tratos à animais e ficam felizes por verem os pobres bichinhos sofrendo.

Poeta de segunda mão disse...

Um dia de estresse, uma burrice que pode acontecer com todo mundo e um ipod na mão de um aluno: isso tudo pode acabar com o emprego de um homem, quem sabe arruinar a vida dele. Não acho que foi certo arremessar a galinha, mas também temos que ser humanos: todos temos dias ruins, todos falhamos. Ele não é homem de má índole, nunca faria nada de maus tratos à animais a menos que estivesse fora de si. Tenho certeza que está arrependido do seu ato, ao contrário de muitos homens que fazem maus tratos à animais e ficam felizes por verem os pobres bichinhos sofrendo.

Alessandro disse...

sou ex aluno desse colégio, e conheço o Luciano. Ele é um grande fdp e ta na cara que fez isso para se mostrar. Ele poderia muito bem ter ido até a porta do colégio com a galinha e te-la colocado do lado de fora. ele maltratou o animal e tem que responder.

Lolita disse...

ridiculo, eu tambem sou ex aluna, o conheço muito bem. e sei que ele nao o fez refletindo que isso causaria tanto exagero de difamaçao. E OUTRA COISA... sabiam que o ALUNO IDIOTA levou a galinha para causar a confusao? DE PROPÓSITO E PARA APARECER. como assim é culpa do colégio "que permite que esse tipo de coisa ocorra"...ridicula a colocaçao de vcs e o exagero de difamaçao. e vai dizer que ele queria matar a galinha? CLARO QUE NAO. fala sério, ele queria realmente ACABAR com a confusao e palhaçada dos alunos, que pelo visto estavam fazendo até um churrasco no meio da escola no mesmo dia. COMER GALINHA VCS COMEM NÉ??? galera, a galinha amortece a queda, tá viva, tá ótima, beleza?

Stephanie disse...

Também sou ex aluna, e posso dizer que o Coordenador Luciano sempre foi um ótimo educador, sempre ensinou bons valores para escola, já salvou a vida de um aluno que passou mal no meio do colégio, tem um boto tatuado nas costas, sempre organizou passeios ecológicos, entre outros projetos desse tipo. Um ato, um erro, praticado em um momento de raiva, não pode destruir a vida desse homem, que sempre se dedicou a ajudar muitos alunos. Pra quem não sabe, galinha não voa, mas ela também não cai como um saco de batata espatifado, ela plana. ELA NÃO SE MACHUCOU. O vídeo não mostra, mas logo depois do acontecido o Professos Luciano arrependido foi lá fora do outro lado do muro procurar a galinha, e devolveu para o seu verdadeiro dono, o pai do aluno que tem uma chácara, que foi da onde veio a tal galinha, que nem sabia que seu filho tinha tirado ela de lá. Sim, o Luciano errou, foi sim um crime, mas vamos usar o principio da razoabilidade e proporcionalidade das leis, e não vamos arruinar o emprego e a vida dessa pessoa, que apesar desse fato sempre foi boa. Garanto que o fato dessa galinha ter ficado a manha toda dentro de uma mochila na hora do intervalo e depois ter levado chutes dos alunos que queriam q ela saísse correndo pelo colégio causando zona, machucaram ela mais do que o ato do professor em si. E cade o pai desses meninos? Alguém se preocupou em punir eles? Ou só ficam caindo em cima do coordenador?

Stephanie disse...

http://www.obrasileirinho.com.br/combate-ao-trafico-de-animais-pode-contar-com-apoio-de-criancas-e-jovens/

Ele odeia tanto os animais que vive trazendo projetos como esse para escola, vcs nao acham ? Não julguem u homem por apenas um erro.